Lampadario metálico para velas ou velas lamparinas
295,00€
Iva incluídoVocê receberá seu pedido em 24 horas se fizer de segunda a quinta antes das 18h ou na sexta antes das 13h (Península e Ilhas Baleares em cidades a 50 km do sede da delegação da agência de transporte) Ver opções
Lampadário para velas
- Fabricado em ferro forjado.
- Lampadário desmontável.
- Inclui caixa para oferendas.
- Medidas aproximadas de 100 cm de altura total.
- Base de forma retangular com 50 cm de largura, 25 cm de profundidade e 5 cm de altura.
- Zona para velas e lamparinas com 65 cm de largura por 38 cm de profundidade (48 cm se considerarmos a caixa das oferendas).
- Possibilidade de colocar velões ou velas lamparinas.
- Lampadário com capacidade aproximada para 60 velas.
Lampadário de velas | o que é?
Um lampadário (ou lamparário), também chamado móvel porta-velas, é uma estrutura geralmente metálica utilizada com frequência em igrejas e paróquias.
Existem diferentes tipos de lampadários, mas os mais comuns são compostos por duas partes: uma base ou pé, e a zona superior onde se colocam as velas.
-
Base ou pé do lampadário litúrgico
A base ou pé é a parte da estrutura que assenta diretamente no chão.
Pode ser composta por um único suporte central ou por vários apoios — como se fosse uma mesa com pés múltiplos.
-
Lampadário ou zona das velas
O lampadário propriamente dito, ou zona das velas, é a parte superior onde se colocam as velas. É a zona mais visível da estrutura.
Os primeiros lampadários eram mesas colocadas junto aos altares, para permitir que os fiéis depositassem ali as suas velas ordenadamente. A chama das velas representava um risco para o mobiliário e para as imagens de madeira das igrejas antigas.
A forma dos lampadários evoluiu das mesas primitivas para estruturas escalonadas em forma de estante. Estes modelos modernos permitem acender, apagar e remover as velas e lamparinas com muito mais facilidade e segurança.
Importância do lampadário de velas na Igreja
A importância dos lampadários está diretamente ligada ao valor simbólico e litúrgico das velas nas celebrações cristãs.
As velas são elementos essenciais nas missas e em celebrações como a Vigília Pascal.
A luz da vela está tradicionalmente associada à presença de Cristo. O mundo estava mergulhado nas trevas; a humanidade vivia na escuridão por causa do pecado.
Jesus, com a sua vida, morte e ressurreição, trouxe a luz ao mundo, permitindo que homens e mulheres pudessem viver para sempre na presença de Deus.