Home
Velas para falecidos
Artigos Religiosos Loja

Velas para falecidos

Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook E-mail

A morte é uma etapa no caminho da alma humana. Os dias 1 (dia de todos os Santos) e 2 de novembro (dia de todos os Difuntos) honramos os mortos e falecidos visitando os cemitérios, acendendo velas em seus túmulos e criando altares em nossas casas. As velas simbolizam a Ressurreição e guiam as almas para a paz eterna. Encender velas, cuidar dos túmulos e rezar por eles nos permite lembrar aos nossos entes queridos falecidos.

Velas para falecidos, lembrando aos entes queridos

Todas as pessoas temos uma vida terrena finita. Todas as pessoas devem partir em algum momento deste mundo.

A morte é uma etapa mais do caminho que deve seguir a alma humana. A Ressurreição de Cristo nos deu a oportunidade todos os cristãos de continuar nosso caminho após o fim da vida terrena.

Nossos familiares e amigos devem ser lembrados após sua morte. Por este motivo, a Santa Igreja Católica estabeleceu no dia 2 de novembro como data na qual se rende homenagem a todos os mortos e falecidos.

É costume visitar os cemitérios e consertar os túmulos dos falecidos. Além disso, muitas vezes são realizadas oferendas de flores e velas No lugar onde descansam os mortos. Em muitos lares se criam altares para poder colocar uma vela aos entes queridos.

A luz das velas é um símbolo católico relacionado à Ressurreição. Jesus trouxe a luz ao mundo quando resumiu de entre os mortos. Todos os anos comemoramos este fato, e lembramos o simbolismo da luz acendendo o Cirio Pascual Durante a Vigília do Sábado Santo, durante a celebração da Semana Santa. A luz da chama, o fogo queimando na mecha das velas é uma representação de Cristo como a Cruz.

Las velas, cirios e véus colocados nos cemitérios são um símbolo do amor aos falecidos com o qual, os vivos tratamos de aproximar os mortos à presença de Deus e de Jesus. A luz das velas atua como um guia para as almas dos falecidos, ajudando-os a encontrar seu caminho para a paz eterna.

Encender uma vela, cuidar do túmulo onde descansa, rezar uma oração por eles, são gestos que servem para lembrar nossos entes queridos falecidos, um modo de manter viva sua memória e honrar seu legado.

Quando acendem as velas para os defuntos

Velas blancos para difuntosTradicionalmente, o dia em que se visitava o túmulo dos entes queridos era o dia 2 de novembro, dia de todos os falecidos. Nos nossos dias, por questões práticas, em muitos países está se movendo esta tradição no dia 1 de novembro, Dia de Todos os Santos, por ser este feriado

  • Dia de todos os defuntos, dois de novembro

Em 2 de novembro, a Igreja Católica comemora o dia de todos os Difuntos, também conhecido como oDia dos Fieles Difuntos e do Dia dos Mortos, uma jornada em que a igreja convida a orar pelas almas daqueles que morreram.

É um dia para a lembrança e para a celebração da vida e obra das pessoas que já não estão no mundo terreno.

As orações pela alma dos mortos, colocar velas em altares domésticos ou cemitérios, colocar flores e realizar sufrágios são ações que homenageiam os entes queridos que morreram. Realizando esse tipo de ações ajudamos a aproximar a alma dos falecidos à presença de Deus.

Os sufrágios são orações, sacrifícios e boas obras que nós oferecemos por outra pessoa. Esse tipo de ações são especialmente importantes para aquelas almas que estão no Purgatório pelos pecados que cometeram durante sua vida.

Executar sufrágios como celebrar missas ajudam as almas que estão no Purgatório.

  • Dia de Todos os Santos, um de novembro

Solemnidade todos os Santos O dia 1 de novembro é comemorado. É uma data de grande transcendência no calendário litúrgico. Em alguns países, como é o caso da Espanha, é um dia de festa nacional.

Nos países onde é um feriado, muitos dos católicos aproveitam para visitar seus entes queridos falecidos, seus falecidos. Adelantan as oferendas florais, a ignição de velas em cemitérios e as solicitações ou orações que normalmente se realizam no dia 2 de novembro. O feriado permite se deslocar e honrar os entes queridos falecidos com a calma que merecem.

O Dia de Todos os Santos celebramos o feriado de todas as pessoas que foram canonizadas, santificados e postos como exemplo para todos os cristãos por parte da Igreja Católica.

Os Santos são o exemplo de conduta, de amor a Deus e de entrega aos seus próximos. No Dia de Todos os Santos, rememoramos seus nomes e suas vidas como modelo a seguir por todos os fiéis católicos.

No dia 1 de novembro, os cristãos dirigimos nossas orações aos Santos para que intercedam por nós e nos guiem. Seguir os passos dos que estão nos altares é um bom caminho para nos aproximarmos da Palavra de Deus.

Todos devemos fazer um trabalho de reflexão que nos permita analisar nossa conduta e pensamentos. Devemos procurar nossos defeitos e procurar a maneira de melhorar com a ajuda de Deus.

Cor de velas para os defuntos

Velas para difuntos | Tienda religiosa onlineLas velas e véus que se acendem em homenagem aos falecidos Podem ser de muitas formas e cores. As características das velas podem variar dependendo da tradição e da cultura local.

Nos nossos dias, é cada vez mais habitual que as velas sejam substituídas por véus com embalagem de plástico. Os véus deste tipo têm duas virtudes fundamentais em relação às velas de cera tradicionais.

Em primeiro lugar, a embalagem de plástico permite proteger a vela das inclemencias do tempo. Isso facilita que o fogo da chama da vela esteja ligado durante mais tempo.

Em geral, as velas dos falecidos são colocadas em túmulos e/ou cemitérios localizados ao ar livre, em zonas exteriores. A embalagem de plástico é um elemento importante nestas circunstâncias.

Por outro lado, os véus não precisam de nenhum candeleiro nem segura velas para estar acender. As velas tradicionais precisam de algum tipo de suporte para poder arder com normalidade. Em poucas ocasiões os túmulos têm caldeiros que permitam sustentar as velas em posição apropriada.

Geralmente, véus ou velas com embalagem de plástico costumam ser de duas cores fundamentalmente

  • Velas brancas para defuntos

Las velas brancas ou velas com embalagem de cor branca são umas das mais compradas para colocar em homenagem aos defuntos.

A cor branca é símbolo da Ressurreição de Cristo. Seu significado está relacionado à vida eterna no Céu como continuação da morte terrena.

  • Velas vermelhas para defuntos

As velas vermelhas ou velas com embalagem de cor vermelha são outros produtos mais comprados como meio de lembrança para os falecidos.

É habitual encontrar nos cemitérios e altares velas e véus com embalagem de cor vermelha.

Velas para falecidos, imagens e medidas

Há uma ampla variedade de tamanhos de velas para o dia de defuntos. Podem comprar as velas tradicionais de cera de origem mineral, origem vegetal ou de cera de abelha; ou pode optar por comprar as velas para falecidoscom embalagem de plástico.

As velas com embalagem de plástico ou véus têm diferentes tamanhos. Podem comprar velas para falecidos de 6,5 cm. de altura, os véus mais pequenos, até os véus de 27 cm. de alto, os véus maiores à venda em nosso catálogo de velas.

Na imagem seguinte de velas para defuntos pode-se contemplar os diferentes tamanhos.

Imágenes de velones de difuntos

Las velas de cera líquida ou parafina são outra alternativa pela qual cada vez optam mais pessoas.

Finalmente, cabe destacar que há uma opção alternativa às velas e véus de falecidos, as conhecidas como lamparillas de óleo ou borboletas de óleo.

Las lamparillas, palomitas ou borboletas de óleo São um instrumento caseiro tradicionalmente usado como alternativa econômica às velas. Têm uma estrutura simples: uma base circular de cortiça, uma superfície decorada e um pábilo onde a chama é gerada. Seu design torna-os muito baratos em comparação com outras opções.

As lamparillas de óleo são populares em muitas casas.

Temas

Sem comentários