Home
O Ano Jubileu da Misericórdia, Ano Santo Extraordinário
Artigos Religiosos Santo Ano

O Ano Jubileu da Misericórdia, Ano Santo Extraordinário

Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook E-mail

Este artigo é sobre o Ano Jubilar Teresiano, celebrado em 2015. Talvez você possa interessar-lhe também informações relacionadas com o

Ano Jubileu de Roma 2025

Santo Ano da Misericórdia

Em Artigos Religiosos Brabander, como Loja especializada em ornamenos litúrgicos, tentamos ser partícipes de todos os eventos que a Igreja celebra.

No dia oito de dezembro, feriado da Imaculada Conceição, dará início o Ano Santo Jubilar Extraordinário da Misericórdia. Através desta celebração, o Papa Francisco quer que os cristãos levem a misericórdia a todos os ambientes sociais seguindo os passos de Nosso Senhor Jesus Cristo.

Preparamos esta entrada para aprofundar o significado do Ano Santo da Misericórdia: a relação do Papa Francisco com a misericórdia, a explicação do logo do Ano Jubilar, história dos Anos Santos, a oração oficial do Ano Jubileu, etc...

Além disso, para comemorar este Ano Santo Extraordinário, apresentamos alguns dos ornamentos litúrgicos que preparámos: o casulla do Ano Jubileu da Misericórdia, a estola oficial do Ano Jubilar, o pano de atril oficial do Ano Santo, Cirio Pascual 2017 do Ano Santo, etc...

O Papa Francisco e a misericórdia, "Miserndo atque escolhendo"

O Papa Francisco sempre teve uma relação muito estreita com a misericórdia. Sempre lhe motiva e sempre acreditou que é uma qualidade muito cristã.

Quando era bispo já selecionou comolema “miserando atque escolhendo”. O lema procede das Homilias de San Beda el Venerable, que em um de seus comentários dos Evangelhos da devoção de São Mateus escreve "Vidit ergo lesus publicanum et quia miserando atque escolhendo vidit, ait illi Sequere me (Vio Jesus a um publicano, e como o olhou com sentimento de amor e elegeu, disse: Sígueme)". Nesta homilia se faz umhomenagem à misericórdia de Deus. Para o Papa tem umMisericordia, escudo pontifico del Papa Francisco

grande significado já que com apenas 17 anos, durante a celebração dafesta de São Mateus, teve constância de um modo muito especial do amor e da misericórdia de Deus. Este fato marcaria toda sua vida. O lema "Miserndo atque escolhendo", poderia se traduzir por"Ando-o elegeu-o" ou "O olhou com misericórdia e elegeu-o"E ele tem acompanhado o Papa durante toda sua trajetória. Atualmente faz parte do escudo pontifico que escolheu Francisco.

Outro dos fatos que nos permitem conhecer a íntima relação do Papa com a misericórdia foram as palavras que Francisco pronunciou no primeiro anjous, no dia 17 de março de 2013, após ter sido eleito Papa: “Ao ouvir misericórdia, esta palavra muda tudo. É o melhor que podemos ouvir: muda o mundo. Um pouco de misericórdia faz ao mundo menos frio e mais justo. Precisamos compreender bem esta misericórdia de Deus, este Pai misericordioso que tem tanta paciência”.

Podemos destacar também que na versão castelhana da exortação apostólica Evangelii gaudium a palavra misericórdia aparece 29 vezes.

Outra das mensagens do Papa relacionadas à misericórdia que são lembrados é a mensagem da Quaresma de 2015. Nele o Santo Padre nos diz “Quanto desejo que os lugares em que se manifesta a Igreja, em particular nossas paróquias e nossas comunidades, cheguem a serIlhas de misericórdia no meio do mar da indiferença”.

Finalmente não se deve esquecer um dos artigos religiosos mais originais que apresentou o Papa Francisco,a misericordina. Uma medicina para a alma em forma de rosa. O nome desta medicina é uma referência clara àDivina Misericórdia.

O Ano Santo da Misericórdia, o Papa Francisco anuncia o Jubileu.

No dia 13 de março de 2015 será lembrado por um fato muito montante, o anúncio do Papa Francisco da celebração do Ano Jubileu da Misericórdia. O dia em que cumpria dois anos desde sua eleição como Pontífice, o Papa Francisco deu a conhecer ao mundo que o dia 8 de dezembro de 2015 solenidade da Imaculada Conceição, dará início o Ano Santo da Misericórdia. A celebração chegará ao fim no dia 20 de novembro de 2016, o dia de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo.

Nas palavras do Papa Francisco: “Este é o tempo da misericórdia. Há tanta necessidade hoje de misericórdia, que é importante que os fiéis laicos a vivam e a levem aos diversos ambientes sociais. Depressa!

No dia 12 de Abril ocorreu a convocação oficial do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia. O Santo Padre Francisco, acompanhado dos quatro cardeais arciprestes das Basílicas Papais de Roma, fez a proclamação do Ano Jubilar ao lado da Porta Santa, na entrada da Basílica do Vaticano.

Com a leitura, publicação e entrega da Bula de Convogação “Misericordiae vultus” ao Cardeal Agostino Vallini, Arcipreste da Basílica de São João de Letrán; o Cardeal Angelo Comastri, Arcipreste da Basílica de São Pedro no Vaticano; Cardeal Santos Abril e Castelló, Arcipreste da Basílica de Santa Maria la Mayor e o Cardeal James Michael Harvey, Arcipreste da Basílica de São Paulo Extramuros convocou-se solenemente o Ano Santo Extraordinario da Misericórdia.

Vale ressaltar que em 2015 se comemora o 50o aniversário do Concílio Vaticano II, celebrado em 1965, pelo que este Ano Jubilar terá um significado muito especial.

O logo e o lema do Ano Jubilar da Misericórdia

O logo do Ano Jubilar da Misericórdia

O Ano Jubilar da Misericórdia conta com um lema e com logo que resume as ideias centrais desta importante celebração.

O logo do Ano Santo leva sua inspiração em uma imagem muito importante para a Igreja antiga: o amor de Cristo pela humanidade que alcança seu máximo esplendor na redenção do Filho.

A imagem do Ano Jubilar da Misericórdia foi criada pelo pai jesuíta Marko Rupnik I., importante artista nascido em 1954 em Zadlog, Slovenia. No desenho o autor representa o Nosso Senhor Jesus Cristo segurando sobre seus ombros um homem confuso, desorientado, com a alma descarriada. Cristo é representado com uma Alba totalmente branca, em suas mãos e pés podemos ver as feridas que sofreu durante a Crucifixão. O alba está sujeita à cintura por um cíngulo. Jesus leva na cabeça uma aureola de cor vermelha e dourado.

Bordado Año Santo de la Misericordia - Ornamentos litúrgicosJesus, o Bom Pastor, porta sobre seus ombros à humanidade, com seu amor muda a vida da gente, com sua misericórdia tira os homens das trevas e os leva para a Vida Eterna.

Na imagem podemos apreciar como os olhos de Jesus se fundem com os olhos do homem descarriado. Cristo pode ver através dos olhos do homem, e o homem pode ver através dos olhos de Jesus. Assim cada homem e cada mulher podem conhecer sua própria humanidade e sua própria alma olhando através dos olhos misericordiosos de Jesus.

O logo se complementa com várias linhas com forma de amêndoa que envolvem a figura de Jesus e do homem descarriado. Este tipo de figura tomada das Comandos que se empregavam na arte religiosa românica e bizantino durante todo o medievo. Este tipo de aureola era empregado para enquadrar personagens sagrados, principalmente a Jesus. La comandor a representação é o resultado da intersecção de dois círculos que nos transmitem a existência de dois mundos, o mundo terrestre e o mundo celestial. Jesus porta o homem perdido entre os dois mundos.

No interior do comandorla podemos ver como há várias faixas concêntricas cuja cor azul vai se clarificando à medida que nos aproximamos da zona exterior da aureola. Através desta distribuição entendemos que Jesus nos transporta desde a escuridão profunda da noite, como representação da morte, por dia, como representação da vida eterna que Jesus não concedeu.

O lema do Ano Jubilar da Misericórdia

O lema do Ano Santo da Misericórdia é "Misericordiosos Como o Pai" (em inglês: "Merciful like the Father" e em latim: "Misericordes sicut Pater"). Esta frase foi tomada do Evangelho de San Lucas 6:36 “Sed pois misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso”. A ideia do Ano Santo resumida nesta frase é complementada com os dois seguintes versículos de São Lucas:

“37 Não juzguéis, e não sereis julgados: não condeneis, e não sereis condenados: perdoad, e sereis perdoados. 38 Dad, e se lhes dará; medida boa, apretada, remecida, e rebosando darão em seu seio: porque com a mesma medida que midiereis, os medirá”.

A ideia central do Ano Santo é a Misericórdia tomando como exemplo o nosso Senhor. Desculpar sem limites, como Deus o faz, e amar sem limites, como Deus o faz.

Todos os artigos religiosos do Ano Jubileu da Misericórdia São decorados com o logo do Ano Santo Extraordinario 2015 e o lema em latim "Misericordes sicut Pater".

Oração do Papa Francisco para o Jubileu da Misericórdia

“Senhor Jesus Cristo,

Você nos ensinou a ser misericordiosos como o Pai do Céu,

e disse-nos que quem te vê, vê-lo também a Ele.

Mostre-nos seu rosto e obtemos a salvação.

Seu olhar cheio de amor libertou Zaqueo e Mateus da escravidão do dinheiro;

à adúltera e à Magdalena de buscar a felicidade somente em uma criatura;

Ele fez chorar Pedro depois da traição, e assegurou o Paraíso o ladrão arrependido.

Faça que cada um de nós ouça como própria a palavra que você disse à Samiária:

Se você conhecesse o dom de Deus!

Velón del Año Santo de la Misericordia

Você é o rosto visível do Pai invisível,

do Deus que manifesta sua omnipotência sobretudo com o perdão e a misericórdia:

Faz com que, no mundo, a Igreja seja o rosto visível de Ti, seu Senhor, ressuscitado e glorioso.

Você quis que também seus ministros fossem revestidos de fraqueza

para sentirem sincera compaixão pelos que se encontram na ignorância ou no erro:

Faz com que quem se aproxime de um deles se sinta esperado, amado e perdoado por Deus.

Manda seu Espírito e conságranos a todos com sua unção

para que o Jubileu da Misericórdia seja um ano de graça do Senhor

e a sua Igreja pode, com renovado entusiasmo, levar a Boa Nova aos pobres

proclamar a liberdade aos prisioneiros e oprimidos

e restituir a vista aos cegos.

Pedimos-lhe por intercessão de Maria, Mãe da Misericórdia,

a você que vive e rainhas com o Pai e o Espírito Santo pelos séculos dos séculos.

Amém. “

Temas
  • ano santo
  • casulla ano santo
  • estola ano santo
  • ornamento ano santo

Sem comentários