A Exaltação da Santa Cruz, símbolo de Cristo
A Cruz símbolo de Cristo
A Cruz de Cristo é um dos símbolos mais universalmente reconhecido. Las imagens religiosas de Cristo na Cruz São reconhecíveis por qualquer pessoa do mundo. Tanto os cristãos como aqueles que não professam a fé verdadeira reconhece a Cruz como símbolo de Cristo, símbolo do amor de Nosso Pai Jesus por toda a humanidade.
Cristo sacrificou-se por todos nós. Suportou o ódio, a inveja e a mofa dos homens. Carregou com a Cruz penosamente sentindo o seu peso sobre os ombros. Levou a sua pesada carga ao monte Golgotá onde foi crucificado. Cristo cadenciou o tormento da Crucifixão e finalmente pereceu na Cruz para vencer a morte. Depois de tudo o seu sofrimento ressurgiu de entre os mortos para nos dar a vida eterno. Os cristãos comemoramos a Paixão de Cristo durante a Semana Santa e o seu Ressurreição acendendo o Cirio Pascual.
Uma das datas mais importantes no calendário litúrgico cristão relacionado à Cruz é o dia 14 de Setembro. Esta data comemoramos a festa da Exaltação da Santa Cruz.
A Santa Cruz, origem da veneração
A Santa Cruz e a sua relação com os cristãos começou no mesmo dia no Jesus viveu a sua Paixão. Nesse momento, originou-se um vínculo entre a figura de Jesus e a Cruz, pois este foi o instrumento que Nosso Senhor usou para nos perdoar os nossos pecados e nos dar a vida eterna.
Segundo a história, até o século III não estendeu de maneira definitiva fazer o sinal de Cruz para evitar as tentações do diabo. De acordo com sabemos este facto, temos de os fazer. San Antonio Abad, o ilustre pai do Monaquismo. San Antonio Abad passou uma grande parte da sua vida no deserto, levando uma vida ermidinha. Durante esta etapa o diabo teve com todo o tipo de coisas. A fé de San Antonio Abad era forte, inquebrável. O diabo tentou por todos os meios de quebrar a sua fé e não parou de tentar. Um dia, quando o Santo suportava a presença maliciosa do diabo, o San Antonio Abad pensou em fazer o sinal da Cruz. Com este gesto, San Antonio Abad mostrou ao diabo a presença de Jesus. Nesse momento o diabo fugiu espavorido. A Cruz, a partir desse momento, foi o escudo de San Antonio Abad contra o diabo. O Santo durante os seus muitos anos de evangelização mostrou aos seus discípulos o poder da Santa Cruz.
San Antonio Abad disse: "O demónio teme o jejum, a oração, a humildade e as boas obras, e fica reduzido à impotência diante do sinal da Cruz".
A Exaltação da Santa Cruz, festa no dia 17 de setembro
O dia 17 de setembro comemoramos o dia da Exaltação da Santa Cruz. Esta festa tem a sua origem um acontecimento de grande importância no ano 628.
Segundo nos conta a história, no século IV, a Santa Helena Encontrou a Cruz em que havia perecido Cristo. Esta Cruz permaneceu em Jerusalém até o ano 614. Neste ano os persas conquistam a cidade de Jerusalém e roubam a Santa Cruz. Este fato representa um duro golpe para todos os cristãos. A Santa Cruz é um símbolo de Cristo de grande importância.
O dia 17 de setembro de 628 o imperador Heraclio retorna a Jerusalém com a Santa Cruz no seu poder. Conseguiu recuperar a Cruz das mãos dos persas para regozijo e alegria de todos os cristãos.
Para celebrar tal fato, o imperador Heraclio decide imitar Nosso Senhor Jesus Cristo portando a Santa Cruz em procissão. Para tão magno acontecimento o imperador Heraclio se veste com as suas melhores galas. Ele se engalou com as roupas e joias reais, com os símbolos do imperador.
Heraclio solicitou aos seus servos que lhe ajudassem a pegar a Santa Cruz e que se a pusessem ao ombro, tal como Jesus fez. Uma vez que a teve colocada, tentou caminhar com ela fazendo o seu particular Via Crucis. O imperador quis dar o primeiro passo, mas seus pés não lhe obedeciam, era incapaz de avançar.
O seu lado estava Zacarias, bispo de Jerusalém. Zacarias era um homem sábio e devoto e vendo que o imperador não podia avançar rapidamente percebeu o que acontecia. O imperador havia posto as suas galas de reinar, esta ostentação era algo totalmente contrário à humildade que Jesus pregara ao longo da sua vida. Zacarias disse ao imperador que, se queria imitar Jesus, devia segui-lo em tudo, devia despojar-se das suas roupas de rei e adotar a roupa de servidor.
O imperador Heraclio, percebendo que tudo o que dizia Zacarias era certo, apoiou a Santa Cruz e despojou-se de toda a sua roupa de rei, ficou somente com uma humilde alba branca. De novo pegou a Santa Cruz, e nesta ocasião pôde avançar sem problemas diante da alegria de todos os presentes.
Após este dia, decidiu-se repartir a Santa Cruz entre várias igrejas e mosteiros de todo o mundo para evitar o seu roubo.