Dia da Virgem do Carmen, 16 de julho
A Virgem del Carmen, Nossa Senhora do Carmen, a Virgem do Monte Carmelo é uma das advocações marianas mais importantes. Nesta entrada do blog falaremos da origem da evocação, do escapulário carmelita, A Virgem del Carmen como padroeira dos marinheiros e da Salve marinera.
A Virgem del Carmen
As imagens religiosas da Virgem Têm seguidores fiéis em todos os cantos do mundo. Cabe destacar asImagens da Virgem del Carmen, as quais têm especial relevância e despertam uma grande devoção na Espanha e nos países latino-americanos.
O dia 16 de julho celebra-se o dia daVirgem del Carmen, padroeira de marinheiros. As celebrações deste dia têm uma grande importância em todas as cidades e povos ligados ao mar. Derivado profundo amor que têm os marinheiros por sua padroeira.
A imagem da Virgem do Carmen é uma das advocações marianas que maior fervor desperta entre os fiéis junto com outras como asImagens da Virgem do Pilar, as imagens da Imaculada Conceição ou da Imagem da Virgem do Rocío.
Imagens de Nossa Senhora do Carmen, origem de uma evocação mariana
El origem da devoção pela Virgem del Carmen É muito antigo e não nasce em um povo com mar. Dá os seus primeiros passos nas terras de Israel, num lugar que é conhecido como o nome Monte Carmelo (origem do nome de Nossa Senhora do Carmen e dos carmelitas, seus seguidores). Nome derivado da denominação que recebia do povo hebraico, Har ha\'Karme (Viñedos de Deus) e do povo árabe, Yabal al-Karmil (Jardín). A cordilheira do Monte Carmelo está localizada no distrito de Haifa, Israel, às margens do mar Mediterrâneo.
A advocação tem sua origem nos anos posteriores à Terceira Cruzada. No ano de 1155, o cruzado francês Bartolomé Avogadro, que passaria a ser conhecido como Beato Bertoldo del Monte Carmelo, decidiu seguir os passos do profeta Elias e viajou ao Monte Carmelo para levar uma vida ermitanha.
Assim nasce uma pequena comunidade que decide levantar uma igreja para levar a cabo uma vida religiosa. A igreja, uma pequena edificação acorde com os escassos meios que dispunham, situa-se muito próxima à “Fonte de Elias” e dedico à Virgem Maria, Mãe de Deus. É raiz da construção da igreja quando adotam o nome de Ordem dos Irmãos da Bem-aventurados Virgem Maria do Monte Carmelo.
A comunidade carmelita não deixa de crescer e já tem um importante número de integrantes quando no século XIII, Alberto, Patriarca de Jerusalém, lhes dá uma regra baseada em três pilares: a contemplação, a meditação sobre as Sagradas Escrituras e o trabalho.
Após anos de desenvolvimento, a comunidade carmelita começa a sofrer os ataques dos povos sarracenos que querem recuperar as terras conquistadas pelos cruzados. As incursões dos mahometanos são contínuas e no ano 1235 os carmelitas decidem abandonar o Monte Carmelo. No dia de sua partida, os cristãos carmelitas decidem despedir-se do que havia sido sua casa cantando o Salve Regina. Durante a oração apareceu uma imagem da Virgem Maria e fez-lhes a promessa: protegeria-lhes das armas sarracenas e guiaria-lhes através dos mares como uma estrela, seria sua Stella Maris.
Os carmelitas que não sofreram nenhum tipo de dano sob a proteção da figura de Virgem del Carmen. Tendo uma estrela que os guiou até seus países de origem. A separação e distribuição dos carmelitas por todo o continente europeu favoreceu, em grande medida, a estender o culto à Imagem da Virgem del Carmen.
O escapulário da Virgem Carmen, símbolo da devoção a Nossa Senhora do Carmen
Um dos carmelitas mais importantes que aprendeu aquela viagem, desde o Monte Carmelo a sua casa, foi o cruzado inglês Simón Stock, Santo da igreja católica com o nome de San Simón Stock (também conhecido como San Simón de Inglaterra).
Em 1246, Simão Stock transforma-se em Prior Geral dos Carmelitas. San Simón é considerado um dos carmelitas mais importantes de todos os tempos. Os motivos pelos quais conseguiu esta consideração são variados: a influência que teve na modificação da estrutura da Ordem do Monte Carmelo (passou a se tornar cenobítica e mendicante quando tinha sido eremítica), modificou os pilares carmelitas dados por San Alberto, abriu casas da Ordem do Monte Carmelo em grande variedade de lugares, era um grande praticante da oração e suplicava todos os dias à Virgem Carmen que deu alguma amostra de sua proteção à Ordem dos Carmelitas. ("Flor do Carmelo vinha florida protege seu nome e o dos carmelitas").
Apesar de seu incessante trabalho, o fato pelo qual Simón Stock é mais lembrado tem que ver com sua inquebrantável vontade para rezar. Todos os dias dirigia suas orações à imagem de Nossa Sra. del Carmen pela proteção da Ordem carmelita. É assim que, em Cambridge, em 16 de julho de 1251 quando rezava à Virgem, uma imagem da Virgem del Carmen com seu vestido marrome entregou-lhe um Santo Escapulário del Carmendizendo:
“Toma, filho querido. Este escapulário será como a moeda de minha confraternidade e, para você e todos os carmelitas, um sinal especial de graça; quem quer que morra por ele, não sofrerá o fogo eterno. É a amostra da salvação, uma salvaguarda em perigos, um compromisso de paz e de concórdia”.
A notícia da aparição rapidamente se espalhou. O Santo Escapulário do Carmen começou a ser imprescindível para muitos devotos da Virgem.
Já no ano 1314, ocorre um novo fato transcendental para a comunidade dos carmelitas, o cônclave que se celebrou para a eleição de um sucessor para o Papa Clemente V. Após dois anos e dois meses de cônclave ainda não se decidiu quem seria o novo Papa. É nessas circunstâncias quando uma imagem da Virgem do Carmen apareceu a Jacques Duèze (Jaime Duesa), Cardeal francês. Ele anunciou que com o nome João XXII seria o novo Papa. Ele também fez uma nova promessa (que seria conhecida como o “privilegio sabatino” ou “bula sabatina”): “quer um que anuncie aos carmelitas e às suas cofrades que os que levam posto o Escapulário do Carmen, guardem castidade conforme seu estado, e receem o ofício divino – ou os que não saibam ler se abstenham de comer carne nas quartas e sábados –, se vão ao purgatório, eu farei que quanto antes, especialmente no sábado seguinte à sua morte, sejam transferidas suas almas para o céu”.
A Virgem del Carmen, padroeira e protetora dos marinheiros
Nossas Senhoras do Carmen é a padroeira dos marinheiros. São muitas e muito conhecidas as aparições da imagem de Virgem del Carmen para interceder a favor de seus devotos e, na maioria dos casos, salvá-los a vida.
Um dos episódios mais lembrados ocorreu em 1845. No verão daquele ano um barco inglês (The King of the Ocean) navegava para a Austrália, quando, ao passar ao lado do Cabo de Boa Esperança, viu-se no meio de um furacão. A força das ondas e os ventos zarandeava o barco como se fosse uma simples casca de noez.
Um pastor protestante, encarregado do guia espiritual dos marinheiros embarcados, começou a rezar para tentar apaziguar a climatologia. Depois de um tempo, os marinheiros perceberam que a oração do pastor não era suficiente para parar a tempestade que ameaçava suas vidas. Entre os bravos marinheiros havia um irlandês devoto da imagem da Virgem del Carmen, John McAuliffe. Vendo que as orações do pastor não faziam efeito, tirou um Santo Escapulário del Carmen que portava o pescoço. Sem dúvida, fez o sinal da Cruz com o Escapulário do Carmen sobre as ondas e o lançou. Foi nesse mesmo instante, que por intervenção da Virgem do Carmen, os elementos se acalmaram. O furacão desapareceu tão rápido quanto se tinha formado. Apenas uma onda mais golpeia o barco, que traia de volta o Escapulário do Carmen do marinheiro John McAuliffe.
Canção à Virgem do Monte Carmelo, Salve Marinera
A celebração do dia de Nossa Senhora do Carmen, 16 de julho, tem um especial enraizamento em Espanha (patrona do mar e das Forças Armadas) e os países latiamericanos (Reina e padroeira do Chile; padroeira da Polícia Nacional e dos transportadores da Colômbia; na Bolívia é a padroeira da Nação e de suas Forças Armadas; no Peru é “Patrona do Criollismo” e “Alcaldessa da Cidade de Lima”; e na Venezuela é a padroeira do Exército; na Costa Rica é a padroeira do mar, por exemplo) como também tem a celebração do dia da Imaculada Conceição de Maria.
Esta profunda devoção que se lhe professa em terras espanholas e sul-americanas nasce no século XVIII. Um dos primeiros a impulsionar o amor à Imagem da Virgem del Carmen É o almirante mallorquín Antonio Barceló Pont da Terra, otorgando-lhe o patronazgo da Marinha espanhola que até a data tinha ostentado San Telmo.
Em 1768, Juan José de Navarro Viana e Búfalo, primeiro Capitão Geral da Real Armada Espanhola, ao seu turno de seu periplo italiano introduziu com grande alinco a devoção pela imagem de Nossa Senhora do Carmen.
Tiveram que passar muitos anos antes que se nómbrese oficialmente à Virgem del Carmen como padroeira da Marinha espanhola Não foi até o ano 1901 onde se oficializou: o que a maioria dos navios era um fato consumado, a imagem da Virgem do Carmen padroeira da Armada:
“S. M. el Rey, e em seu nome a Rainha Regente do Reino, de acordo com o proposto pela Subsecretaria deste Ministério, e favorável relatório do Provicariato Geral Castrense, serviu-se dispor seja declarada Patrona da Marinha de Guerra a Santíssima Virgem del Carmen, que é de fato, de todos os navegantes, e se celebra o 16 de julho, dia de seu feriado”.
Uma das canções mais populares é a Salve Marinera. Música dedicada à imagem de Nossa Senhora do Carmen. Esta composição faz parte de uma zarzuela intitulada "O Molinero de Subiza", que estreou em 1870 na cidade de Madrid. A história nos diz que marinheiros embarcados na Escola Naval Frotantes “Asturias” foram ver uma interpretação desta obra quando estavam fondeados na cidade de Ferrol (1872). A zarzuela representava-se com muito sucesso de público. Os marinheiros saíram apaixonados pelo espetáculo que acabaram de ver, especialmente de uma cena em que se canta "Salve Estrela dos céus". Depois de mostrar os versos aos seus companheiros de promoção, eles decidiram cantar esta canção depois da missa que recebiam diariamente no navio.
Com a expansão da tradição recém criada entre todos os navios e navios da Armanda espanhola, começam a aparecer numerosas versões, com pequenas variações na letra e o ritmo da música da Virgem do Carmen.
No início dos anos 40, as autoridades responsáveis pela Marinha espanhola, vendo a grande aceitação que tinha tido a canção da Virgem do Carmen entre os marinheiros, decidem unificar a partitura e a instrumentalização para dar a todos os navios e navios uma mesma canção. Conhecendo esta nova versão com o nome de Salve Marinera.
Desde então, e até nossos dias foi uma das canções mais populares em todas as celebrações relacionadas à Marinha Espanhola.
Las Fotos de figuras da Virgem del Carmen que acompanham esta entrada são Imagens religiosas de Olot da Virgem. Peças de arte cristã fabricadas nas oficinas de Olot seguindo um processo artesanal projetado há mais de um século. Na nossa loja online temos à venda outras imagens religiosas do Olot.
Todas as informações sobre a Virgem del Carmen Foi elaborada pela nossa equipe. Se houver qualquer erro, gostaríamos que o comunicasse a Artigos Religiosos Brabander para corrigi-lo o mais rapidamente possível.
Na nossa loja online também temos à venda Escapulários da Virgem del Carmen,estolas da Virgem del Carmen, rolha da Virgem del Carmen, e muitos outros artigos religiosos marianos.