Home
Como rezar o rosário?
Artigos Religiosos Rosários

Como rezar o rosário?

Compartilhar no Twitter Compartilhar no Facebook E-mail

Rezar o rosario É uma forma poderosa de conexão com Deus através do amor e da fé. Ao recitar, expressamos nosso sacrifício e amor como cristãos, fortalecendo nossa fé passo a passo. É um momento de reflexão que nos aproxima Jesus e nos enche de conforto em momentos difíceis. Os mistérios do rosário nos ajudam a compreender a vida de Jesus e fortalecem nossa devoção. Rezar com devoção fortalece nossa conexão com o divino e alimenta nossa fé.

Como rezar o rosário?

Rezar o rosario é um ato de fé que nos coloca em comunicação com Deus desde o mais puro e sincero amor, rezar não tem relação direta com aprender ou não de memória, há quem talvez nunca consigam aprender todo o conteúdo, mas o importante é a demonstração de fé, sacrifício e amor que o homem seja capaz de dar como cristão.

Nosso Senhor Jesus Cristo foi capaz de dar a sua vida por nós e, no entanto, sua mensagem é mais do que clara, muitas vezes faz falta de refrescar o seu sacrifício e rezar o rosario É uma boa forma de fazê-lo; ao fazer a oração passo a passo, você pode entender sua verdadeira dimensão.

Comprar rosarios baratos onlineRezar o rosario É de fato um verbo, torna-se um momento de reflexão, em essência se trata do momento em que lembra uma mensagem, nada menos que a mensagem de Maria. Durante a oração você acompanha a Virgem e ela em seu infinito amor, ajuda você a chegar até Jesus.

Al rezar o rosario Faz uma grande oração onde se interpreta a energia e vontade do Senhor, é uma das melhores formas para que os cristãos encontrem o impulso que precisam para não desmaiar em seu transitar pelo caminho do bem.

Você pode parecer um pouco drástico, mas confia que a escuridão se afastará do seu ambiente e a paz guiará a sua caminhada pela vida ao rezar o rosário. Elevar a oração é uma das melhores ferramentas para reforçar sua fé e viver o verdadeiro amor a Deus, através da proteção que uma mãe tem com seu filho.

Na práxis rezar o rosario Você se aproxima do Senhor do amor e ele alivia qualquer afogo que perturbe seu coração. O santo rosario se torna um bálsamo para aliviar a dor e ajuda a superar momentos difíceis, também pode rezar o rosário para agradecer a Deus pelas alegrias de sua vida.

Quando você dedica tempo a rezar o rosario rende homenagens aos 20 mistérios da vida de Jesus, a oração confere uma cadeia de orações que se vinculam com um pai nosso, dez avelmarias e uma Glória ao Pai depois de realizar o anúncio de cada um dos mistérios.

Al rezar o rosario Somos instrumentos da palavra que a mesma Virgem Maria colocou nas mãos de Santo Domingo de Guzmán em 1214 durante uma aparição. Segundo a história, a santa escrita era o que se devia usar contra hereges e pecadores, resulta então que o santo rosario tem sido desde 800 d.c uma ferramenta para afastar o mal.

O poder do Santo Rosario está na grande reflexão que supõe sobre a vida de Jesus Cristo e Santa Maria, quando você tem a rezar o rosa em cada mistério oferece uma oração para te comunicar com Deus, só ou acompanhado sem importar onde você se encontre. É uma bela forma de pedir à Santa Virgem Maria a paz e a sabedoria para superar qualquer situação por complicada que pareça.

Entre as tarefas encomendadas pela Virgem estava a de espalhar a oração entre os crentes para que cada um assumisse o compromisso de partilhá-la, quando você dispõe a você rezar o rosario Você fortalece a fé.

O processo a seguir quando se reza o santo rosario completo responde à tradição segundo o lugar onde você se encontra, em alguns países a enunciação de cada mistério associa-se a outras orações que podem ser letãs ou jaculatórias; você não muda a estrutura do rosa, mas são significativas segundo os crentes.

Al rezar o rosario você pode omitir Letanias Se assim o desejar, mas não está errado fazê-las, são simplesmente orações opcionais que podem estar ou não em nosso rosa.

Para aqueles que desconhecem ou não sabem ainda como rezar o rosario O processo não é difícil sempre que o pratiques e abras seu coração ao chamado de Deus a conversar com ele, desde as orações podemos tender uma ponte para nos conectar com o criador.

Se você não sabe como rezar o rosario, a palavra de Santo Domingo e os evangelhos explicam claramente como fazê-lo. Nas próximas linhas, ajudá-lo-emos a desenvolver o santo rosario completo e explicaremos a razão de ser de cada mistério.

Como rezar o rosário completo?

Em cada região existem diferentes formas de rezar o rosario, as variações respondem a fatos culturais que muitas vezes têm marcada influência nas expressões de fé de cada povo. Mas existem características gerais que definem uma forma tradicional de realizar o Rosario Completo.

Vamos detalhar passo a passo como rezar o rosario, tomando como referência a forma clássica de fazê-lo. Certamente em qualquer caso as instruções que lhe daremos permitem te comunicar com Deus pai e entender cada etapa de seu sacrifício.

Sinal da cruz

Antes de começar a rezar o rosario cógelo entre suas mãos e realiza o sinal da santa cruz na frente, a boca e o peito. Em seguida realiza a oração do credo de apóstolos colhendo a cruz do rosario.

Contas do rosário

Rosario de la Virgen del Carmen | Comprar onlineAs contas que formam os corrários estão dispostas para facilitar e levar a ordem da oração, cada grupo representa o número de repetições de cada oração e ao chegar ao outro extremo terás realizado o Rosario Completo.

A primeira conta do cor-de-rosa corresponde a um Pai Nosso, a esta lhe seguem três contas que representam três Ave Maria, ao finalizar você deve rezar uma Glória. Depois é hora de anunciar o primeiro dos mistérios.

Mais adiante detalharemos o significado dos mistérios mas cada um está rodeado de muita solenidade, pois são a razão de ser do santo rosario e ao anunciar a pessoa a cargo da oração estará lembrando parte do sacrifício de Deus nosso senhor.

Uma vez desvelado o mistério conforme apropriado, realiza-se uma meditação. Ao rezar o rosário nem tudo está aprendido nem se trata de orações em cadeia memorizadas e repetidos, tudo tem uma razão de ser e neste ponto é possível realizar uma reflexão.

Os mistérios são parte da vida de Jesus Cristo e sempre é importante dar conta do momento, sobretudo se se trata de rezar o rosario em grupo. Convém também agradecer e implorar para que a Virgem interceda por nós e atenda nossas orações.

Depois de anunciar cada um dos mistérios é momento de rezar um Pai Nosso, para continuar com os 10 Ave Marias e um Gloria. Entre cada mistério é feita uma oração Jaculatória que você pode omitir se o desejar.

Oração Final

Uma vez anunciado o quinto e último dos mistérios, termina-se rezar o rosario Com a oração da salve, essa oração é realizada carregada de sensibilidade e entendendo que se trata de um momento para agradecer à Santa Mãe. Desde o momento em que se reza a Salve podem ser adicionados Letanias.

Como rezar o rosa curto?

Às vezes rezar o rosario completo com todos os mistérios e Letanias Você pode levar muito tempo, você pode ocorrer que você esteja em meio à aprendizagem e faça rezo frequente de um rosa curto. Algumas vezes é recomendado rezar o rosa com 5 mistérios e omitir as letãs.

Em cada caso dependerá do tempo que você pode dispor para suas orações, o importante é poder usar esse belo rosário que você tem pendurado em algum canto da casa.

As coronilhas são orações que se rezam com ajuda de um rosa e funcionam muito bem para fazer um rosa curto ou oração diária quando você estiver em casa e precisar se conectar com Jesus Cristo; você mesmo que rezar o rosario não precisa ser interminável.

Mistérios dolorosos do rosa

Os mistérios dolorosos evocam a humildade de nosso Senhor Jesus Cristo para dar sua vida por nós, para lavar nossos pecados e entregar o maior exemplo de sacrifício e humildade. Estes mistérios são usados para rezar o rosario terça-feira e sexta-feira, em representação do amor e do agradecimento.

Em alguns lugares também são chamados mistérios de dor, fazem referência à dor física ao que foi submetido Jesus pelos não crentes, que se encarregaram de julgar sem fazer nenhum mal.

De certa forma estes mistérios Eles dão conta da paciência de Jesus para aceitar a vontade de Deus e sentir realmente todo o seu amor e força regeneradora. Ao rezar o rosário e enunciar os mistérios dolorosos realiza uma meditação profunda e reza com verdadeira fé cristã.

Os mistérios dolorosos são representados por:

1. A Oração de Nosso Senhor no Orto

Jesus sofria a angústia que perturba quem enfrentará uma grande mudança, presentia que ia ser entregue às mãos de pecadores e sabiamente orou para pedir ao seu pai que se fizesse sua vontade.

2. La Flagelação do Senhor

Este mistério versa sobre o momento em que Jesus foi entregue e Pilatos, que o submeteu a julgamento para que o povo decidisse o que fazer com ele. A multidão pedia o sangue do messias e a liberdade para Barrabás, depois de lavar suas mãos Pilatos dá a ordem para que Jesus seja crucificado.

3. A Coroação de espinhos

Sem cometer nenhum crime e por causa dos sinalizamentos que desprezavam sua palavra, Jesus sofreu nas mãos dos soldados o pior dos maus-tratos. Foi colocado um manto púrpura e uma coroa de espinhos. Com uma cana batiam a cabeça e o mofavam chamando-o de volta dos judeus.

4. O Caminho do Monte Calvário

Da dor, mas ainda com forças este mistério Ele aponta o percurso com a cruz a custas que Jesus realizou até os arredores da cidade para chegar ao lugar onde seria crucificado “O Cráneo”.

5. A Crucifixão e Morte de Nosso Senhor

Este pode ser considerado o mais comovente dos mistérios dolorosos. Cristo já na cruz e sofrendo uma dor inclemente, era ridicularizado por aqueles que o viam e gritavam que o pidieira a seu Deus que lhe salvara. Em um ato desesperado Jesus exclamou forte “Deus meu, meu Deus, por que você me abandonou?” e entregou sua alma.

Esses mistérios representam momentos de máximo sofrimento para nosso Senhor durante a Paixão e culminam em alívio e a partida de seu corpo do plano físico.

Como Católicos rezar o rosario Os dias que corresponde anunciar os mistérios dolorosos tornam-se um momento de profunda sensibilidade, o justo é fazê-lo com a consideração e respeito que merece a partida física de nosso salvador.

Obrigado aos mistérios dolorosos podemos entender o amor de Nosso Senhor para o homem e sentir a profunda dor que enbargava o coração de Maria. A oração desses mistérios implica uma reflexão profunda frente à mensagem que revive a morte de Jesus sob a cruz e junto à mãe.

Mistérios gloriosos do rosa

Os mistérios gloriosos São a referência aos fatos maravilhosos que nos dá o cristianismo depois de Jesus ter sido crucificado. A glória de Jesus não termina com sua morte após sua ascensão há muito mais para aqueles que têm fé, esses mistérios enaltecenem a capacidade do cristão para vencer a escuridão e celebrar a glória de nosso senhor.

Ao rezar o rosário os mistérios gloriosos concentram-se na ressurreição do Senhor, motivo que renova a fé cristã e demonstra o poder infinito e renovador de Deus. Ao anunciar esses mistérios concentra toda sua força espiritual na alegria de Maria ao sentir o retorno de seu filho.

Tenha presente que rezar o rosario É mais do que repetir disciplinadamente a oração e aprender sua estrutura formal, trata-se de viver através dos mistérios cada momento na vida de Nosso Senhor e sua mãe. É propício entender que rezar um rosário completo é um momento de entrega e reflexão.

Os mistérios gloriosos Devem ser anunciados ao rezar o rosário nas quartas e domingos. Estes dias são muito especiais porque revivem a alegria e a alegria dos que confiaram em Deus e receberam sua infinita misericórdia. Para os crentes estes mistérios representam um caminho que se enche de bênçãos por mais duro que seja seu transitar.

Abaixo detalhamos os 5 mistérios gloriosos Você deve anunciar ao rezar o santo rosário completo:

1. A Ressurreição de Nosso Senhor

À vista dos guardiões que aguardavam pela morte de Jesus, ele caiu do céu e se posou sobre a pedra. Era ele feito anjo, na missão de anunciar aqueles que imploravam por ele que tinha ressuscitado pela graça de Deus.

2. A Ascensão de Jesus aos Céus

Neste mistério relata-se que Jesus Cristo já na terra novamente, levantou suas mãos para oferecer sua bênção a todos e em seu andar se afastava da multidão para ascender ao céu. Os presentes voltaram a Jerusalém com a maior alegria e em total adoração do Senhor.

3. A Venida do Espírito Santo

Este terceiro mistério nos aproxima da busca da anunciação que fizesse o espírito de Nosso Senhor aos seus apóstolos durante o dia de Pentecostes. Estavam ali reunidos e convertido em rajada de vento que desde o céu soprou, Jesus posou umas línguas de fogo sobre cada discípulo e cada um recebeu a bênção do Espírito Santo.

4. A Assunção de Nossa Mãe aos Céus

Uma vez que Maria, mãe de Deus, chega ao termo de sua vida na terra foi levada em corpo e alma junto ao seu filho. Este mistério reflete em Maria a maravilha da criação que Deus fez nela, é a mãe de Deus que ajuda e participa de sua vida e ressurreição.

5. A Coroação de Maria

Para anunciar este mistério Convém sentir o que um ser corrente e mundano sentiria ao ver que do céu chega um sinal. Observa-se uma mulher iluminada pelo sol e com a lua sob seus pés e coroada com 12 estrelas.
Trata-se de Maria Virgem Imaculada, livre de todo pecado, que depois de sua vida terrena alcança a glória do universo para estar junto ao seu filho “Senhor dos senhores e do pecado e a morte vencedor”.

Mistérios Gozosos del Santo Rosário

Os mistérios gozosos são aqueles que aludim aos motivos da alegria cristã, ao rezar o rosario podemos chegar à raiz mais profunda sobre a encarnação, segundo a palavra da mãe Virgem. Durante esses mistérios acentua-se o caráter do evangelho como “boa notícia” e a necessidade de fazê-lo ação no exercício do cristianismo.

Os mistérios gozosos rezam às segundas e sábados, ao anunciarem-nos levam a repassar como era a vida antes da chegada de Nosso Senhor e parte de seus primeiros anos de vida.

No santo cor-de-rosa completo esses mistérios como o resto são 5, quando rezas o rosário não é impositivo memoriza o conteúdo de cada mistério Você pode fazer uma interpretação dele sem modificar a mensagem essencial.

Os mistérios gozosos têm o poder de aproximar-se mais de Maria e reconhecê-la em sua infinita bondade para aceitar a Vontade de Deus. Nossa Mãe jamais perdeu a fé e apesar do medo sempre soube que o que Deus faz, o faz por amor.

Como cristão ao rezar o cor-de-rosa você terá nos mistérios alegriasos a força que te leva a pegar a mão de Deus e que seja ele quem guie seus passos. Estes mistérios são a amostra do amor infinito que Deus divide sobre seus filhos e que sempre encontrará o caminho e a forma de nos salvar.

Os mistérios gozosos São a oportunidade que o Senhor lhe dá para provar que o seu sacrifício valeu a pena e que por meio do santo rosario completo está disposto a agradecer-lhe. Trata-se de uma oração de fé e profundo amor ao agradecer sua obra para que nada nos falte.

Nestes mistérios O ensino principal redunda em não deixar de almejar a misericórdia de Deus, mesmo quando nos sintamos perdidos. Lembre-se que Deus sempre tem o plano perfeito para cada um de seus filhos e premia quem obedecem seus desígnios.

Deixamos uma introdução a cada um desses mistérios para que você possa anunciar durante o seu rosário e não haja possibilidade de confundi-los. A meditação continua sendo parte da essência de nosso Santo Rosario Completo, então a conexão ao rezar é o que materializará sua fé cristã.

1. A Encarnação do Filho de Deus

Evoca um dos momentos mais reveladores da fé cristã, a chegada do messias. O anjo anunciou Maria que criaria em seu seio um filho e que devia chamá-lo Jesus, ela aceitou a graça e serviu seu corpo ao Senhor. Maria não teve medo e se fez cierva à palavra de Deus.

2. A Visitação de Nossa Senhora a Santa Isabel

Este mistério revive a conexão desde o amor, quando Isabel escuta a saudação de Maria a criança em seu seio saltou de alegria. Isabel exclamou que Bendita seja entre todas as mulheres e bendito o fruto de sua barriga! E cheia do espírito santo aceitou com alegria a visita da mãe do Senhor.

3. Nascimento do Filho de Deus

Chega o alumbramento, em Belém Maria sente que chegou a hora de trazer o mundo ao seu filho, por não haver espaço no lugar nasceu em um pesebre e justo nesse lugar o envolveu com uma frazada para protegê-lo.

4. A Purificação da Virgem Santíssima

Como um dos mistérios mais inspiradores chega o momento de anunciar o nascimento da criança Jesus e apresentá-lo ao Senhor. Isto é feito no final dos dias de Purificação da Virgem.

5. Jesus Perdido e Hallado no Templo

Neste mistério Jesus demonstra ser filho de Deus quando aos 12 anos visita Jerusalém pelas festas de Páscoa e desapareceu da vista de seus pais. Aos três dias foi encontrado no templo cercado por idosos e professores que se surpreenderiam por sua inteligência e sabedoria de suas respostas.

Letanias del Santo Rosário, Letanias da Virgem

Las Letanias São orações em forma de súplica que constituem invocações à Virgem Maria, habitualmente se nomeiam ao rezar o rosário completo uma vez finalizados os mistérios. As letãs precisam ser memorizadas ou podem levá-las escritas com você durante a oração.

Ao ouvido, as letãs funcionam como um louvor constante composto por fases curtas, normalmente são grandes em quantidade, mas fluem muito rápido. Las Letanias Constam de duas partes, a primeira de louvor e a segunda de súplica.

Como invocação à santíssima trinidade, as letanias devem ser realizadas em ordem e ao rezar o rosario anunciam-se com pausa. Esta oração tem intrínseco uma imploratória onde os intermediários serão a Virgem, Jesus e os santos.

Embora não sejam considerados imprescindíveis, é usual que as letanias sejam utilizadas no Rosario Completo e mais propício se a oração for feita em grupo. No rosa curto Não costumam ser utilizados.

Existem diversos tipos de letanias, embora as mais antigas sejam as letanias de Nossa Senhora também chamadas letanias da Virgem ou letanias lauretanas, aprovadas por Sixto V em 1587.

Aqui deixamos as letãs da Virgem para que você possa incluí-las em seu rosário completo, cada súplica está disposta em letras escuras para que a pronuncies depois de realizar o louvor.

Senhor, tenha piedade / Cristo, tenha piedade / Senhor, tenha piedade. / Cristo, óyenos. / Cristo, ouça-nos. / Deus, Pai celestial, / Tenha piedade de nós. / Deus, Filho, Redentor do mundo / Deus, Espírito Santo / Santíssima Trindade, um só Deus / Santa Maria, / implora por nós. / Santa Mãe de Deus / Santa Virgem das Virgens, / Mãe da divina graça / Mãe castíssima / Mãe sempre Virgem / Mãe amável / Mãe do bom conselho / Mãe do Criador / Mãe de misericórdia / Virgem digna de louvor / Virgem digna de louvor / Virgem poderosa / Virgem digna de louvor / Virgem digna / Virgem fiel / Espelho de justiça / Espelho de justiça / Trono da sabedoria / Virgem espiritual / Vaso digno de honra / Rosa mística / Torre de David / Torre de Marfil / Casa de Ouro / Arca da Aliança / Porta do Céu / Estrela dos pecadores / Reina dos Patriarcas / Rainha dos Apóstolos / Rainha dos Mártires / Rainha de todos os Santos / Rainha concebida sem pecado original / Rainha asunta aos Céus / Rainha da família / Rainha da paz / Cordeiro de Deus, que tiras o pecado do mundo, / perdãoão, Senhor. / Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, / ouça-nos, Senhor. / Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, / ten misericórdia de nós. / Ruega por nós, Santa Mãe de Deus. / Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

Outras letãs de Jesus, da Virgem e dos Santos

Também existe letanias dedicadas a outros temas bíblicos como são:

  • Letanias de Nossa Senhora de Lourdes
  • Letanias al Bom Pastor
  • Letanias reparadoras ao Inmaculado Coração de Maria
  • Letanias da Preçosa Sangue
  • Letanias à dulcíssima Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo
  • Letanias de San José
  • Letanias da vontade de Deus
  • Letanias ao Sagrado Coração de Jesus
  • Letanía de anjos guardiães

Jaculatórias

Las jaculatórias São um tipo de oração que se emprega ao rezar o rosario para realizar invocações direcionadas à Virgem. Também podem ser definidas como implorativas ou orações; trata-se de pequenas frases que se anunciam durante o rosário completo de maneira repetida como uma súplica do crente.

Embora se pareçam às letãs, as jaculatórias não estão definidas, torta mais de um desejo que nasce do coração e que com o máximo fervor se eleva em oração Para que o nosso Senhor a ouça e atenda.

Claro que existem jaculatórias muito populares e que foram usados ao longo de muito tempo como: “Ave Maria Puríssima” ou “Corazón de Jesus em ti confio”. Eles têm a mesma estrutura de louvor e peço.

O propósito das jaculatórias é pronunciar orações fáceis e curtas que nos mantenham perto de Deus Pai e da Virgem Maria em qualquer momento. Estão incluídas na oração o rosário depois das letãs, embora não sejam imprescindíveis.

Muitos crentes consideram que as jaculatórias são um meio de oração para agradecer ao nosso Senhor pelos favores recebidos e para demandar seu perdão diante de qualquer falha ou pecado cometido.

Las jaculatórias funcionam como um desahogo, são uma janela próxima ao nosso coração onde podemos expressar nosso próprio sentir sobre os mistérios da vida de Jesus. É útil recorrer às jaculatórias para exaltar a presença divina em nossa vida diária, muitas as consideram poderosas.

Com elas elevamos ao céu nossas solicitações, agradecemos e pedimos redenção; pouco mais se pode pedir em um ato tão sanador quanto a oração, sobretudo se for realizada depois de rezar o rosário completo.

Tipos de Santo Rosário

Al rezar o rosario Sempre nos acompanhamos de sua representação como objeto de oração, a finalidade do objeto é realizar o conteo das orações e poder ter uma ordem sem esquecer as repetições de cada um. Embora o comum dos rosários tenham a mesma forma, existem algumas variações que podem fazê-lo mais prático.

Algumas pessoas erroneamente usam os rosários pendurados no pescoço como uma peça, isso deve ser evitado, o rosário só deve permanecer nas nossas mãos enquanto realizamos a oração.

De acordo com a ocasião existem vários tipos de rosa, mas é importante dar-lhes o uso apropriado e mantê-los à vista apenas em momentos de recogimento e expressão de nossa fé. Revisemos os diferentes tipos:

É o mais comum e conhecido, emprega-se para rezar o rosário completo. Na sua ponta tem um crucifixo e depois tem 5 grupos de 10 contas cada um e possui 5 contas que separam o crucifixo da medalha o que representa cada mistério.

Trata-se de um rosário utilizado para os casamentos, tem forma de laço e se une com um só crucifixo. As quantas são mais espaciadas do que nos rosários de 5 décadas, mas igual em número.

Seu uso é simbólico e deve permanecer durante a cerimônia sobre o ombro dos cônjuges, supõe-se que o rezarão juntos para toda a vida.

El Rosario da Primeira ComunhãoÉ o primeiro rosario que recebe o católico após comulgar ante deus pela primeira vez e receber o corpo de Cristo. São de cor branca e vêm acompanhados de um livro de orações em miniatura para que as crianças se iniciem e aprendam a rezar o rosário.

São rosarios pequenos. Seu uso está menos estendido do que os corrários de cinco contas. Nos últimos anos, o seu uso foi muito popularizado pelo seu pequeno tamanho. Cada volta com eles representa um segmento do Rosario completo.

Os mais usados são os dezenários e os rosários de pulseira, para pendurar do pulso.

São rosarios de uma década que têm forma de anel se colocam como um aro ao dedo. Cada conta é representada por esferas que sobressalem da peça.

Eles se tornaram muito práticos para rezar porque você pode separar cada oração girando o anel com o dedo polegar da mesma mão ou utilizar o dedo indicador da sua outra mão.

Rosário ao Espírito Santo

El o espírito santo É uma oração diferente que se realiza contando orações ligadas mas com outro conteúdo que não se relaciona com o do Santo Rosário. Essa oração pode ser considerada um rosário curto em honra ao Espírito Santo.

É preciso começar com o credo e um pai nosso, cada conta grande deve ser acompanhada da oração ao Espírito Santo, seguida de uma meditação sobre o dom que corresponda. Em cada conta pequena se repete “Ven Espírito Santo com seu dom de (...)”.

Depois se reza uma Glória e novamente a oração do Espírito Santo, para seguir com o próximo dom. Na última conta grande realiza-se a Jaculatória. Ao chegar às últimas três contas pequenas são realizadas as seguintes invocações:

1. Vem Espírito Santo, aumenta nossa Fé.

2. Vem Espírito Santo, aumenta a nossa Esperança.

3. Vem Espírito Santo, aumenta nossa Caridade.

Aqui te damos a ordem em que você deve rezar cada Don e seu conteúdo:

Este dom promove o respeito por Deus e o medo de pecar ou ofender, este temor oferece um sentimento de reverência a Nosso Senhor que afasta o homem de sentimentos mundanos que o saibam da paz de Deus.

Este dom promove a alegria de servir Deus como o pai amoroso e por isso eleva o sentimento de respeito e amor para as coisas que se lhe consagram. O dom de piedade confere a este rosário curto a tarefa de praticar a religião como uma ação gratificante e não como um trabalho pesado.

Quando o caminho é duro este dom oferece o impulso e a energia para suportar e chegar até o fim, trata-se de uma oração onde a fortaleza da alma supera o medo. Este dom faculta ao crente a enfrentar perigos e conseguir superar as tarefas difíceis, o que persevera será salvo.

Este dom promove o aproveitamento real das coisas criadas para benefício da vida, liga-se em oração com a faculdade de reconhecer o verdadeiro propósito das criaturas que está ao serviço de Deus. Ao rezar este rosario curto eleva-se o apelo para pedir a Jesus o favor de guiar o homem a estabelecer prioridades e agradecer a bondade do Senhor.

Ele pede a Deus preencher a alma de seus filhos de prudência para tomar decisões corretas em situações difíceis. Este dom abre caminho para o entendimento das obrigações que temos com amigos, pais, filhos e outros familiares. A implorativa demanda ao santíssimo sentido comum superior.

Este dom promove uma fé ativa onde o conhecimento de deus representa a ferramenta para alcançar o entendimento sobre a nossa religião. É ora para converter nossa experiência em testemunho de fé e crescer no conhecimento do nosso Senhor.

Representa neste rosario curto o fortalecimento da fé, a esperança e a caridade. A oração desperta a capacidade para decidir e apreciar em sua justa medida as coisas que Deus ponha em nosso caminho.

Coronilla ou rosario à Divina Misericórdia

A devoção à divina misericórdia nasceu de Santa Faustina Kowalska, que assegurou que Jesus prometeu diante dela que a misericórdia acompanharia quem recea a coronilla.

Começa-se fazendo o sinal da Cruz para depois rezar a oração da misericórdia:

“Expiraste, Jesus; mas a fonte de vida brotou para as almas, e o mar de misericórdia se abriu para o mundo inteiro. Oh, fonte de vida, insondable misericórdia divina!, abrange o mundo inteiro e derrámate sobre nós”.

Uma vez terminar a oração inicial repete em três ocasiões:

“Oh, sangue e água que brotaste do coração de Jesus, como uma fonte de misericórdia para nós, em Ti confio!”

Depois reza um pai nosso e um pássaro, para fechar com um credo. Desde esse momento, como quando você vai rezar o rosa, realizará as dezenas e no início de cada uma repete esta oração:

"Pai eterno, te ofrezco o corpo, o sangue, a alma e a divindade de seu amadíssimo filho, nosso Senhor Jesus Cristo, como propiciação de nossos pecados e dos do mundo inteiro".

Ao finalizar cada uma repetirás dez vezes,

"por sua dolorosa paixão, tenha misericórdia de nós e do mundo inteiro".

Para finalizar empregas uma oração implorando misericórdia aos seus pecados, esta corinilla não menciona os mistérios que se fazem ao rezar o rosario, mas representa um ato de constrição diante de ações de pecado nas quais eventualmente cai o homem. Oração final:

“Santo Deus, santo forte, santo imortal, ten misericórdia de nós e do mundo inteiro Oh, Deus eterno!, em quem a misericórdia é infinita e o tesouro de compaixão inesgotável. Volta a nós o seu olhar bondade, e aumenta a sua misericórdia em nós. Para que, em momentos difíceis, não nos desesperemos nem nos desalentemos; mas, com grande confiança, nos sometamos à sua santa vontade. Amén”.

Outros tipos de rosa

Rosário de la Nossa Senhora de Fátima

Rosário de la Virgen del Carmen

Rosário de San Antonio

Temas

Sem comentários